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    Mensagem por Devhour Qui 14 Out 2010, 11:15

    Under Siege (antevisão Eurogamer.pt) - http://www.eurogamer.pt/articles/under-siege-antevisao

    Conforme já devem ter reparado, esta semana tem sido especial, pois temos falado um pouco sobre Under Siege, um jogo em desenvolvimento pela equipa portuguesa da Seed Studios. Poderão ver as novas imagens na galeria do jogo, bem como o especial EGTV Show, onde fomos até aos estúdios para esta reportagem exclusiva.

    Mas vamos ao que interessa neste momento. Na nossa visita, tive a oportunidade de jogar pela primeira vez Under Siege, um exclusivo PlayStation 3, que será vendido pela PlayStation Store. Antes mesmo de podermos colocar as mãos no jogo, a equipa de produção, neste caso Filipe Pina, Bruno Ribeiro e Jeffrey Ferreira, concederam uma explicação profunda do que será Under Siege.

    A equipa da Seed Studios é neste momento composta por 12 elementos, divididos pela programação, design, produção e a parte da sonoplastia. Este é na verdade um verdadeiro teste para a capacidade de produção nacional. É um jogo atractivo, extremamente sólido e ambicioso. Quando perguntei sobre o futuro da Seed Studios após Under Siege, a equipa foi peremptória na resposta. "Queremos continuar a apoiar Under Siege, e a sua comunidade", demonstrando uma dedicação e humildade pelo seu trabalho. Uma passo de cada vez, e neste momento o que importa é mesmo Under Siege.

    Uma das coisas que salta logo à vista em Under Siege é que não se parece com um jogo dito PSN. Julgo poder dizer, pelo menos perante todos os jogos via PlayStation Network que me passaram pelas mãos, que este é um dos mais bonitos que a PlayStation terá no seu catálogo. Mas na verdade é realmente um jogo para ser distribuído em formato digital, pela PlayStation Network.

    A versão a que tive acesso é uma já bem avançada, não a final, mas que já se apresenta muito sólida. Under Siege é um jogo de estratégia em tempo real, ou como a equipa lhe chama, um RTT (Real Time Tacticals), onde as tácticas são um dos factores principais do jogo. A equipa não se quis alongar muito na história que dá vida a Under Siege, mas ficamos a saber que irão existir diversas facções ou raças. Os humanos, umas criaturas parecidas com sapos que vivem em pântanos, os feiticeiros, e os gorilas. Para além destas, existe uma outra, que não foi identificada, mas que é o nosso verdadeiro inimigo.

    As diferentes raças irão se juntar para combater um inimigo em comum, por isso iremos poder comandar diferentes guerreiros, com as suas diferentes características. Como já foi dito, não nos será permitido criar, construir ou obter recursos naturais para evoluir as nossas casas e armamento. A questão passa mais, isto no modo single-player, por percorrer a história, cumprindo com diversos objectivos. Existirá uma progressão das unidades, e elas serão permanentes. Isto quer dizer, que se acabarmos um nível com determinado exército, no próximo nível iremos iniciar com o mesmo, nas condições em que terminaram o anterior. Este formato obriga-nos a ter uma perspectiva mais táctica, quer nos gastos do dinheiro que obtemos, quer como iremos a todo o custo proteger um guerreiro mais avançado. Podemos usar o dinheiro ganho, ou recolhido pelos cenários, para efectuar actualizações ao exercito, para que possam subir de nível.

    Uma das coisas que estava com o pé atrás, era sobre até que ponto um RTS/RTT se iria adaptar aos comandos da PS3. A equipa de produção é ela mesma adepta de jogos de estratégia, bem como de MMOs. Por essa razão, sabiam que teriam um trabalho árduo, em conseguir colocar a mesma sensação que temos a jogar com um rato (O PC é zona mais confortável para RTS), no comando da PS3. Filipe Pina explicou que o jogo irá se adaptar aos diversos jogadores. Embora seja um jogo onde a estratégia e tácticas sejam a ordem do dia, eles quiseram levar o jogo a um público mais vasto. Se quisermos uma experiência mais simples, podemos apenas usar os analógicos e os botões. Mas conforme o jogo avança a necessidade de usarmos mais botões, combinações e hot keys aumenta. Habituado a jogar RTS em PC, a curva de aprendizagem é muito acessível, pois os níveis iniciais ajudam a entrar no esquema da jogabilidade. Após aprender a jogar, a usar as combinações e o agrupamento em hot keys de determinados guerreiros por usar o D-pad, o jogo fica com outra fluência, mais dinâmico e fácil de navegar pelo cenário.

    Alongando-me um pouco mais neste aspecto da jogabilidade, é interessante perceber que a equipa levou muito em conta as dificuldades de um RTS nas consolas. Aliás, a forma que tudo foi implementado funciona muito bem, sendo intuitiva a abordagem a todos os grupos de soldados. Como referi, com o D-pad podemos criar hot keys de agrupamentos, neste caso até quatro, um para cada lado. Podemos misturar "sapos" com guerreiros, ou feiticeiros, não importando as suas características. Mas isto não quer dizer que eles no terrenos se misturam em novos agrupamentos, mas antes continuam a ter as suas características e habilidades. Estes agrupamentos são fantásticos para podermos actuar com maior rapidez, pois podemos ter já um grupo que nos permita em conjunto fazer face a uma determinada ameaça. Mas, isto não quer dizer que este agrupamento, com diferentes raças ou não incluídas, tenham que estar no mesmo local do cenário. Este formato é bastante flexível, podendo assim actuar em diversas frentes. Colocar arqueiros numa posição mais elevada, e chamar pelo inimigos com os soldados para outra zona, criando uma táctica de diversão, e poder atacar de longe com as flechas.

    Sobre a progressão das unidades, teremos que levar em conta dois factores, um é o recurso monetário que temos disponível e sendo um universo permanente teremos que controlar muito bem os nossos gastos, e também pela experiência ganha em batalha. No início de cada nível, teremos que escolher as unidades que queremos iniciar, e se queremos ou não gastar dinheiro para que possam subir ainda mais de nível. Podemos contratar mais unidades para os locais disponíveis, mas como não sabemos o que iremos encontrar pelo caminho, a decisão do que escolher terá que ser bem ponderada.

    Em termos de características técnicas, o jogo corria a 1080p, e a 30fps. Isto permite que todo o cenário tenha uma qualidade visual muito acima da média. De destacar os fantásticos efeitos de luz dinâmicos, onde todos os pormenores do cenário tinham sombras próprias e dinâmicas. Existem diversos cenários, quer de dia, quer de noite. A palete de cores é vasta e rica, com um arte design fantástico, conferindo a todo o jogo uma particular qualidade visual. Ao mesmo nível está a banda sonora, que embora tenham referido que faltam ainda muitas faixas, mesmo nos momentos mais mortos, existe sempre aquela companhia sonora, a levar para o épico. Mas mesmo que não gostem do original (se isso for possível) podemos criar a nossa própria lista de músicas, bastando para isso as seleccionar via XMB da PlayStation 3.

    Mas temos mais. É possível também gravar vídeo de todo o jogo, e o poder exportar para uma conta nossa do Youtube, ou que fiquem gravados na nossa PS3. Tudo de forma simples e directa. Para além disso, ainda podemos jogar em modos multi-jogador online e ecrã dividido. Podemos também jogar até quatro jogadores online, quer com comunicação por voz, bem como vídeo. Numa das apresentações, Jeffrey Ferreira jogou contra Filipe Pina, via online na PlayStation Network, e em cada televisão podíamos ver o outro jogador, via câmara PlayStation Eye. Uma adição bastante útil, pois cria uma ligação visual com o jogador que estamos a combater, ou o nosso aliado.

    Aliás, um dos aspectos mais importantes de Under Siege é a sua ligação com as comunidades online. O pacote inicial do jogo é apenas o início de um vasto trabalho. O motor de jogo permite que possamos criar os nossos próprios níveis, ao nosso gosto. Aliás, todos os níveis de Under Siege foram criados com o editor, pois na verdade é ele que sustenta todo este jogo. Podemos assim criar de raiz o nosso nível, ou mesmo uma história completa com texto e pequenas cut-scenes estáticas.

    Este editor é deveras poderoso, pois não se limita a nos fornecer apenas uma opção estética, mas também podemos criar instâncias ou zonas de actividade e acontecimentos. Poderá ser confuso no início, principalmente para quem nunca usou um editor, mas será muito interessante ver o que as comunidades irão produzir. Poderemos ficar impressionados, pois tudo dependerá da aceitação e criatividade do público.

    Para elevar ainda mais a fasquia, estão prometidos rankings online, bem como partilha de níveis e votação. Gostaste de um nível e não sabes como o fizeram? Poderás o abrir no editor e aprender como criaram. Pena é que não nos seja permitido criar ou importar texturas para o jogo. Uma das razões apresentadas, foi que isso iria fazer com que os níveis fossem muito pesados, não sendo viável para um jogo para a PlayStation Store. Muito mais teria para falar do editor, principalmente a sua componente de criação e transformação do terreno, mas julgo que seja mais sábio esperar pela versão final e poder com mais calma explorar e colocar todo este potencial à prova.

    Esta primeira impressão foi bastante positiva, principalmente pela tremenda qualidade visual e estética do jogo. Como apenas joguei alguns níveis iniciais, não foi possível ver até que ponto as coisas se tornam complexas e ao mesmo tempo mais desafiantes. Under Siege está previsto ser lançado na primavera, e certamente nessa altura, com a versão final muitas das dúvidas serão tiradas.

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    Últimas notícias

    A Seed Studios revelou na página Facebook de Under Siege que o jogo vai custar 14.99 euros na PlayStation Network Europeia.

    Foi dito também que estão a decorrer os últimos testes e que a equipa de programação está a trabalhar arduamente para entregar a versão final aos testes de qualidade da Sony.

    A data de lançamento continua uma incógnita mas foi prometido que seremos informados o mais rápido possível.

    Relembramos que vai existir suporte para o PlayStation Move.

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