Começamos pela jogabilidade, não fosse o forte deste motor. Nesta nova versão da EA, o realismo é palavra-chave e todos os movimentos dos jogadores serão levados ao limite. A produtora incluiu uma nova funcionalidade chamada “controlo 360º” e com isso, os comportamentos dos nossos atletas são exemplares no que toca ao domínio de bola e na sua distribuição. Claro que nem todos têm o mesmo comportamento, em que por exemplo, Luisão não tem a mesma capacidade de domínio de bola ou de distribuição do que Aimar. E nem Aimar tem a velocidade e técnica de Cristiano Ronaldo. Mas no fundo este novo sistema ajuda na melhoria e no realismo de cada jogador quando a sua imagem está em campo. Este novo controlo permite também a execução de fintas na perfeição. É um regalo para os olhos de qualquer um, ver Messi ou Cristiano Ronaldo a desfilar em qualquer relvado. O seu poder de execução é tão grande que os fãs irão ficar deliciados. Não só as fintas e os domínios de bolas estão melhorados como a distribuição e finalização. Tanto os passes curtos como os longos seguem uma linha na perfeição, indicada para o jogador que nós escolhemos. Só falha mesmo quem não sabe, esta é a minha frase de eleição para os médios em Fifa 10. Já os passes em profundidade são um quebra-cabeças para os defesas, isto se forem bem executados, mas não pensem que os defesas são carne para canhão, longe disso. A IA (inteligência Artificial) foi também melhorada e os comportamentos das linhas defensivas correspondem à realidade. Sobem quanto têm que subir e cobrem muito bem os espaços dificultando a vida aos avançados. Mas a IA nem sempre foi bem aplicada. Apesar dos guarda-redes estarem melhores, em alguns momentos carecem de objectividade.
Dentro de postes, parecem verdadeiros “gatos”, defesas praticamente impossíveis e nas saídas de bola cobrem bem os ângulos, mas o problema reside nos cruzamentos e nas saídas dos postes. Cheguei em várias partidas a executar cruzamentos directos para golo. Exemplo disso, foi um golo efectuado por Fábio Coentrão, em que me desloquei para a linha com o objectivo de cruzar, efectuei o cruzamento, mas com o efeito devido a bola entrou directamente na baliza. Depois, quando o cruzamento é direccionado ao primeiro post, o guarda-redes tem sempre saídas tardias, acabando no golo efectuado pelo próprio avançado. Este é um senão em relação à IA dos guarda-redes, de resto nada apontar.
Quanto à finalização, o realismo está também bem empregue. É claro que se estivermos a controlar um Benzema, a facilidade é bem maior do que um Óscar Cardozo. Podemos finalizar de várias maneiras e feitios, mas sempre controlado por nós jogadores. Escolhermos o lado da baliza ao qual queremos rematar ou simplesmente executar uma “chapelada” ao guarda-redes, faz-nos soltar aquele sorriso maroto de satisfação, e nisso, Fifa 10 é exímio.
Não só nestes pormenores Fifa 10 vence, temos também a luta corporal entre os nossos jogadores. O poder físico é um factor importante para o sistema defensivo, numa luta a meio campo ou no ganhar de uma bola ofensiva em relação ao nosso adversário. Se a velocidade é importante, uma carga de ombro pode por fim a essa característica. A disputa de bola nunca foi tão real e as cargas de ombro estão melhores do que nunca. E se falamos em luta, o que dizer do homem do apito? Bem, em primeiro lugar, a polémica está guardada para segundo plano, aqui a realidade não entra. Quando um árbitro é pouco falado, é sinal que é bom, ao contrário da realidade bem presente na nossa liga todos os “santos” anos. As interrupções do homem negro são bem efectuadas, dando destaque e sempre à lei da vantagem, uma “vantagem” para nós jogadores, adeptos do jogo corrido e sem interrupções. As suas animações foram melhoradas e por vezes vemos o árbitro a desviar-se numa bola durante uma partida e o seu acompanhamento no decorrer da partida está muito bem patenteada. De salientar a possibilidade de executarmos livres indirectos sem perder tempo, algo fundamental para um futebol muito mais ágil e rápido.
Quanto aos modos de jogo, este ano temos uma novidade intitulada como “Virtual Pro”. Aqui vamos ter a possibilidade de criarmos o nosso jogador de raiz, personalizando o seu aspecto visual, escolhendo o clube para jogar e com a possibilidade de colocarmos a nossa cara no jogador (GameFace). Para isso temos que nos deslocar ao website “easportsfootball.co.uk” e criar o nosso game face, depois é só importar no jogo. Com o jogador criado no “Virtual Pro”, vamos ter a possibilidade de o usar no modo carreira (Manager Mode) ou simplesmente levá-lo até ao sistema de online e mostrar a todo mundo o jogador que tu és, encarnando a teu próprio jogador. Outros modos também estão disponíveis para o receber, como o simples kick-off, torneios ou até brincar na própria arena de Fifa 10. Este modo veio dar outra vida à série Fifa e que já existia no seu rival, mas este apresentando a técnica através por exemplo da camera Xbox Live Vision. Não só PES utiliza este sistema como já existiu em jogos como Rainbow Six Vegas. Fifa deveria implementar o sistema da camera e não obrigar o jogador a dirigir-se a um website, mas a ideia é gira e o jogador agradece.
Já o modo “Be a pro” é aliciante. Após escolhermos a nossa equipa a participar e incluindo o nosso jogador criado de raiz no “Virtual Pro”, vamos ter pela frente vários objectivos. Objectivos do clube e pessoais. Por exemplo, ao escolher o Benfica, temos como objectivo colectivo finalizarmos a época nas três primeiras posições, mas já no que toca ao jogador, tem como objectivo marcar oito golos por época e ter uma classificação acima dos 6.0. Mas não só objectivos por época vivemos, mas sim também em cada jogo. Qualquer jogo que disputes, vais ter que cumprir os objectivos propostos, para assim poderes evoluir e chegar à nossa querida Selecção Nacional.
Claro que no inicio da nossa carreira, a gestão não será fácil. Temos que jogar na posição que o treinador nos coloque. Eu posso ser médio centro, mas houve jogos em que joguei a médio esquerdo e o objectivo será sempre o mesmo, cumprir. Mais tarde podemos ter o controlo do onze inicial mas para isso terás que ser nomeado capitão de equipa. O modo “Be a pro” promete, mas só tu podes decidir se queres ter sucesso ou não. Aqui precisa-se de disciplina!
Para os amantes da gestão futebolística, Fifa 10 apresenta-nos o modo “Manager Mode”, não tão avançado como um CM ou um FM (não é esse o objectivo), mas mesmo assim é uma grande mais-valia. Após escolhermos a liga e a equipa ao qual vamos gerir, podemos tomar controlo de (quase) tudo. Gerir receitas publicitárias, contratar e vender jogadores, renovar contratos, são funções que nos serão atribuídas. Temos acesso a um calendário para visualizarmos as nossas partidas, oficiais ou amigáveis e acesso a todas as finanças do clube a ponto de nos organizarmos e fazermos uma boa gestão financeira. Os vossos resultados irão ditar se és um verdadeiro gestor tanto a nível financeiro como desportivo. Positivo é a nossa querida Liga Portuguesa com todos os clubes licenciados e seus jogadores. Pena, são as ausências dos estádios Portugueses na versão 360 e PS3, apenas estando disponíveis para PC e PS2.
Em relação ao “Live Season 2.0”, a EA efectuou algumas alterações e podem desesperar, pois a Liga Portuguesa não está incluída. Escolhem assim as ligas presentes, como a Espanhola, a Italiana ou a Inglesa, sendo estas as ligas mais fortes. Após a selecção da liga e da equipa, a realidade entra em acção. Todas as semanas a EA lança uma actualização de tudo o que se passa com a equipa que escolheste, mas esta, na versão real. Se houver lesionados, castigos ou mesmo os resultados oficiais ou outro tipo de influência, serão actualizados na equipa que escolheste neste modo. Assim tens a oportunidade de fazeres a tua própria gestão comparando com o que se passa na realidade. Cada Liga tem os seus custos na 360, através do Xbox Live ou na PS3, através da PS Network. Se estiveres interessado neste modo, aqui divulgo as Ligas disponíveis: Barclay´s Premier League (Inglaterra), Liga BBVA (Espanha), Ligue 1 (França), Bundesliga (Alemanha), Série A (Italia) e Mexican Primera Division (México).
Quando falei anteriormente no motor em relação à física deste título, tenho obrigatoriamente que falar no seu poderio gráfico. Sem sair da realidade já patente em Fifa 09, mostro aqui um pouco do meu desagrado, pois a evolução não foi notória. Concordo que a EA focou-se em outros objectivos, deixando de lado esta vertente. As animações estão soberbas, mas o layout dos cenários e dos próprios jogadores mereciam algo mais. Olho para Cristiano Ronaldo e identifico-o na perfeição, mas o que dizer de outros jogadores menos conhecidos? Não falo de jogadores de equipas teoricamente mais fracas, mas por exemplo equipas já referenciadas e que os jogadores parecem irmão gémeos. Sei que dá trabalho, tenho conhecimento que é um processo demorado, cansativo, mas nós jogadores não temos culpa, aliás o consumidor paga e espera sempre por um bom produto. Com o aspecto facial dos jogadores mais trabalhado, a EA só tinha a ganhar, o futebol só tinha a ganhar e fundamentalmente, o jogador sairia a ganhar pela experiencia muito mais realista. O público e suas animações comportam-se com a naturalidade já reconhecida através do seu antecessor
O capítulo sonoro é algo realmente muito bom. Uma playlist variada e que inclui uma banda Portuguesa - Buraka Som Sistema feat. Pongolove - "Kalemba (Wegue - Wegue)". Já nos comentários ao jogo, na Playstation 3 temos os Portugueses, Hélder Conduto e David Carvalho ao contrário da versão Xbox 360, onde mais uma vez os Portugueses foram esquecidos. Aqui se nota mais uma vez a força que existe em Portugal no que toca à consola da Sony.
O sistema online é um dos componentes mais fortes em Fifa 10. Não temos lag e as funções são muito variadas. Desde o “Head to Head Match”, onde defrontamos um adversário em sistema de rank ou não, temos o “Online Team Play”, que nos permite escolher uma posição em campo e defrontar uma equipa. Aqui podemos estar no mesmo jogo, vinte jogadores espalhados pelos quatro cantos do mundo. O mais rápido a escolher a posição, fica com ela, e por vezes ninguém quer ser o defesa direito ou o defesa esquerdo, tornando o número vinte, difícil de se manter. Mesmo assim, com vários jogadores em campo, a fluidez de jogo é incrível e a EA está mais uma vez de parabéns, pois este modo já estava presente no seu antecessor.
Ainda no sistema online, também está presente o “Friends League”, em que um jogador pode criar a sua própria liga e convidar os seus amigos a participar.
Em modo de conclusão, não posso afirmar que Fifa ganhou a corrida em relação a PES 2010 este ano, mas a situação complica-se para os lados da Konami, perante este cenário bastante favorável para os lados da EA Sports. Fifa está forte e veio para ficar. Os pontos positivos são largamente superiores aos negativos e no futebol exige-se sempre o mesmo objectivo, rapidez, objectividade e realismo. Fifa 10 tem tudo isto.
Jogabilidade 8.7
Som 8
Gráficos 8.3
Longevidade 9
Nota Final 8.5
Sex 26 Fev 2021, 09:57 por fontes1989
» Feliz Natal 2020 e Boa Passagem de Ano
Qua 23 Dez 2020, 00:17 por jorgito85k
» TamaGuucha no youtubas :p
Sex 20 Jun 2014, 22:19 por TamaGuucha
» Battlefield Hardline
Sáb 07 Jun 2014, 10:04 por Pires891
» Xbox One – Pré-reservas batem recordes na loja Blockbuster
Sex 06 Jun 2014, 21:14 por Pires891
» Watch Dogs
Seg 02 Jun 2014, 19:42 por pcruz95
» Qual o/s perk/s que mais vos irritou na história do Cod??
Seg 26 maio 2014, 21:55 por zeph_ch1qo
» PS4 - Tirar algumas das dúvidas mais importantes
Seg 26 maio 2014, 15:18 por Pires891
» Open packs com Digasbeicinho e PIWBA 360 FIFA 2014
Dom 25 maio 2014, 15:10 por PIWBA
» Cod Ghosts no seu melhor
Sáb 24 maio 2014, 10:40 por Pires891
» Official Call of Duty®: Advanced Warfare Reveal Trailer
Sáb 24 maio 2014, 08:13 por Pires891
» Qual é a tua arma favorita no MW2?
Qua 21 maio 2014, 17:47 por carnavall
» carnavallno BF4
Seg 19 maio 2014, 15:09 por warcreator
» League of legends
Ter 11 Mar 2014, 15:47 por Psipunisher
» Maluqueiras no GTAV
Dom 02 Mar 2014, 19:23 por warcreator
» Borderlands 2′s Last DLC, Sir Hammerlock and The Son Of Crawmerax
Qua 19 Fev 2014, 17:36 por carnavall
» PS4 Guides - Como Criar a cross-game party na PlayStation 4
Seg 20 Jan 2014, 15:10 por carnavall
» Battlefield 4
Sáb 18 Jan 2014, 19:09 por mitrense
» Sondagem - PS4
Qua 15 Jan 2014, 18:47 por moreira88
» Official Call of Duty®: Ghosts Onslaught DLC Pack
Seg 13 Jan 2014, 21:10 por HFDesign
» Battlefield vs Call of Duty Rap Battle
Sex 13 Dez 2013, 12:27 por warcreator
» Call of Duty: Ghosts: Vídeo "DLC Wolf"
Qui 12 Dez 2013, 19:26 por warcreator
» Battlefield 4 China Rising Map Overviews; Guilin Peaks, Altai Ran
Sáb 30 Nov 2013, 10:22 por mitrense
» Vejam como funcionam os comandos de voz da PS4
Ter 26 Nov 2013, 13:49 por HFDesign
» Série Battlefield Friends ;)
Ter 26 Nov 2013, 13:06 por warcreator
» MEO XLPARTY FIL 2013 - INSCRIÇÕES & TORNEIOS
Ter 26 Nov 2013, 12:27 por PTGAMERLAN
» Torneio de FIFA 14 - PS4
Seg 25 Nov 2013, 18:11 por PTGAMERLAN
» Nova funcionalidade PS4
Dom 24 Nov 2013, 13:04 por Mortal_89
» Teaser do novo Uncharted
Seg 18 Nov 2013, 14:23 por Mortal_89
» Ps4 desfeita no dia de lançamento
Dom 17 Nov 2013, 17:40 por HCDnB
» O Worten Ultimate Challenge está de volta!
Ter 05 Nov 2013, 12:04 por carnavall
» Instruções para fazer o Upgrade de jogos da PS3 para a PS4
Seg 04 Nov 2013, 00:24 por HFDesign
» Sony publica o derradeiro guia sobre a PlayStation 4
Qua 30 Out 2013, 20:48 por HFDesign
» Todos os mapas de Uncharted 3 estão gratuitos
Qua 30 Out 2013, 18:12 por TamaGuucha
» Novos rumores apontam mais problemas para a Xbox One
Qua 30 Out 2013, 18:09 por TamaGuucha
» Aplicação da PlayStation estará disponível na Europa a 22 de Nov.
Qua 30 Out 2013, 12:08 por HFDesign
» Conteúdos exclusivos PlayStation de ACreed 4 fora das outras!
Qua 30 Out 2013, 12:07 por HFDesign
» GTA V eleito o melhor jogo do ano nos Golden Joystick Awards
Ter 29 Out 2013, 13:52 por warcreator
» Função Suspender/resumir não estará disponível no lançamento
Ter 29 Out 2013, 10:59 por HFDesign
» Killzone: Shadow Fall quase sem loadings
Ter 29 Out 2013, 10:58 por HFDesign
» PlayStation 4 não permite wallpapers personalizados!
Ter 29 Out 2013, 10:57 por HFDesign
» Official Call of Duty®: Ghosts Extinction Reveal Trailer
Seg 28 Out 2013, 21:18 por HFDesign
» Anunciadas as especificações finais da Playstation 4
Seg 28 Out 2013, 21:17 por HFDesign
» Exclusive Battlefield 4 Flood Zone - Video Gravado em Estocolmo
Sex 25 Out 2013, 19:40 por HFDesign
» Battlefield 4 multiplayer em1ª mão Paracel Storm and Obliteration
Sex 25 Out 2013, 11:20 por HFDesign
» Battlefield 4 - novo mapa Flooded e modo de jogo Defuse 5 Vs 5
Sex 25 Out 2013, 11:09 por HFDesign
» PlayStation: The Best Place #4ThePlayers to Play
Qui 24 Out 2013, 17:45 por warcreator
» Party Chat de voz na PS4 suporta até 8 utilizadores
Qui 24 Out 2013, 17:44 por warcreator
» PS4 permite a utilização de nomes reais no lançamento
Qui 24 Out 2013, 17:44 por warcreator
» MGS 5
Sex 18 Out 2013, 07:43 por Rubenzito1995
» Canal de Compilações FIFA Youtube
Qua 09 Out 2013, 11:50 por hugocruzz
» GTAV multiplayer
Dom 22 Set 2013, 21:21 por carnavall
» Poderão experimentar PES 2014 a 11 de setembro
Sáb 24 Ago 2013, 16:55 por HFDesign
» Anunciado Minecraft para a PS4
Sáb 24 Ago 2013, 16:54 por HFDesign
» Upgrade de Call of Duty: Ghosts para a PS4 e Xbox One
Sáb 24 Ago 2013, 16:53 por HFDesign
» BF3 cinema...
Dom 18 Ago 2013, 10:55 por mitrense
» Dying light
Sáb 17 Ago 2013, 18:07 por HCDnB
» Call of Duty: Ghosts - Toda a Informação sobre o Jogo Single e MP
Sáb 17 Ago 2013, 12:56 por mitrense
» CALL OF DUTY GHOSTS MULTIPLAYER GAMEPLAY
Qui 15 Ago 2013, 08:31 por warcreator
» Sony prepara pacote com PlayStation 4 e Vita por 500$
Sex 09 Ago 2013, 21:05 por Mortal_89
» PTR ALFA - Treino e Tácticas - by General Kerbey
Dom 04 Ago 2013, 11:41 por TamaGuucha
» Futura oferta PSN
Dom 04 Ago 2013, 11:21 por mitrense
» Que brinquedo ;)
Qui 01 Ago 2013, 19:51 por mitrense
» Batman: Arkham Origins Multiplayer: Invisible Predator Online!
Qui 01 Ago 2013, 12:04 por HFDesign
» Battlefield: Bad Company
Sáb 20 Jul 2013, 05:06 por Alon
» Novos detalhes de Battlefield 4 revelados
Sex 19 Jul 2013, 00:53 por carnavall
» PlayStation 4 suportará Headsets sem fios da sua antecessora
Qui 18 Jul 2013, 23:08 por warcreator
» PS Plus - Ofertas do mês de Agosto!
Qui 18 Jul 2013, 23:07 por warcreator
» O trio de personagens de GTA V não será jogável desde o início
Qua 17 Jul 2013, 11:57 por HFDesign
» FIFA 14 vai ter 19 clubes brasileiros
Qua 17 Jul 2013, 11:56 por HFDesign