Renato7 escreveu:Eu não me quero por na confusão... Mas a malta jogou durante mais de um ano CoD4, e até sair o KZ era um marco na história dos FPS para todos, e não ouvia ninguém queixar-se ou a por defeitos... Agora CoD4 passou a besta, tem todos os defeitos do mundo, e o KZ é que é maior... Enfim.
Mas não se esqueçam que se não tivesse havido CoD4, o KZ não era o que é
O COD4 sempre se pautou pela injustiça da qualidade do online, SEMPRE destaquei e critiquei esse factor decisivo na justiça do resultado final. O Desanimo provocado por teres LAG ou os outros terem LAG, criou manifestamente ignorância no conhecimento das reais capacidades e skills de cada um no FPS: de um lado tinham menos um segundo para ver o jogo, ou o inverso, tinhamos nós mais um segundo para ver o jogo.
Ainda mais gritante foi o jogo, ter sido sempre alterado e "melhorado" no lado da XBOX360, e passadas 3 semanas a mês e meio, lá vinha a respectiva mudança a ser portada para a PS3 (quase que por obrigação).
Este "famoso" patch trouxe a entrada de americanos no online Europeu, mas a IW não tinha/tem servidores dedicados, nem apresentou propostas para melhorar a intragável qualidade de online do jogo, e simplesmente, amontou dentro do mesmo jogo e respectivos lobbys, ligações de fibra óptica com ligações dial-up de 1 mega... Respectivamente o UK e os US, vieram a ganhar e muito com isto.
Depois saiu um patch na XBOX360 a pedido dos americanos (Eles na sua maioria são incompetentes para jogarem jogos "díficeis"), que consistiu em aumentar o poder de potência de disparo da M16 entre outras armas, este patch NUNCA saiu na PS3. A IW deixou bem claro para quem trabalha, e para quem vai continuar a trabalhar no futuro. Basta dar um salto ao blog do 420 e ver a propaganda e adoração à microsoft.
O COD4 na sua precariedade de online, foi talvez o primeiro jogo que escamoteou a informação do ping do jogo (as famosas barras de ping), ora nunca tornou público em valores numéricos o real valor do ping, ora as barras verdes, amarelas e vermelhas nunca transmitiram um fundo de verdade. Basta experimentar contra americanos ou até germânicos, para se perceber que sendo ou não sendo o HOST, eles ficam sempre com o tal "menos um segundo". Esta medida foi premeditada, para dar seriedade ao online do COD4 e acalmar todos aqueles que questionavam a qualidade desse online.
Desde que o jogo saiu até hoje, notei que o online foi piorando, tornando-se numa anedota de jogo, onde a maior parte das vezes tem que se jogar por antecipação (disparar às cegas para o possível sítio onde vai estar o adversário). Tal qual como o COD5, é um jogo que só é relativamente justo se se jogar unicamente com Portugueses a residir em Portugal, mas basta um deles ligar o emule, e todo o jogo será influenciado directamente. Rídiculo.
Quanto à condição de "Game of the Year", temos um jogo dificilmente ultrapassado por qualquer outro jogo, pela facilidade, o "gozo" de pegar numa arma e começar a matar toda a outra equipa, e todo o enredo de guerra actual com que nos identificamos com as imagens que passam na tvi sobre a guerra do mundo. Imperdíveis as primeiras sensações de jogar de sniper, camuflado na relva, e todo o "rush-in" imperceptível que o jogo provocava. Lembro mais os momentos bons que os maus, mas foram os maus, que nunca nos deixaram (como clã) atingir os lugares cimeiros da competição, porque simplesmente é impossível - e não tem nada a ver com as capacidades de uma equipa - mas sim com a fibra óptica...
Desde o ínicio critiquei exasperadamente o online horrivel do COD4, não fosse o "vício" que foi, nem fosse o jogo que todos jogavam, e era lixo directamente com ele.
O COD4 veio trazer ideias novas: um jogo com texturas fraquissimas (paredes, fundos do cenário, edificios, etc), mas que engana, porque os restantes elementos estão muito bem elaborados e têm alguma profundidade (bonecos, armas, fumos, explosões, etc). Veio marcar uma "escola" de jogos, e é graças a ele que vamos ter para o sempre, jogadores que só jogaram COD4, e vão esperar por mais COD´s, e teremos jogos que vão ter que se esforçar e muito, para ultrapassar esta obra prima, a própria treyarch não o conseguiu, e tinha o código aberto à disposição para copiar... Roubaram até os menus, e fizeram uma perfeita bacorada. A questão é quem é que vai conseguir algo melhor que o COD4? Só a IW na PS3 - por enquanto.
E no entanto... sai o KZ2... com um hype de 2 anos, com um antecessor KZ1 lento e pastoso, com um sistema de mira tortuoso, ancorado às capacidades (no seu tempo) da PS2.
Uma Guerrilla Games que assombrou o mundo, com esta pequena obra de arte: audio 7.1, gráficos descomunais e efeitos de física deslumbrantes (fumo, vento, areia, destruição da fachada/paredes, efeitos de luzes, etc), que só por si enchem a medida aos amantes dos gráficos, mas a GG tinha algo na manga, algo que criou logo na sua génese, ou apaixonados ou mau estar de muitos e muitos compradores do jogo: O SISTEMA DE MIRA.
É aqui que se define tudo neste Killzone2, o sistema de mira, impreciso, não-directo, sensível, necessita de timing, precisão, sincronismo, e a juntar ao leque, a pré-disposição das armas reagirem e não disparem exactamente todas as balas projectadas para o mesmo sítio, é preciso uma dedicação extra e DIÁRIA para se ganhar o jeito...
Isto, deu a volta ao estômago ao jogador da escola do "COD4", ou qualquer outro comprador de jogos, porque realmente é díficel jogar KZ2. Era díficel, com os 2 patches, introduzidos pela pressão dos chorões e noobs e clientes casuais, a GG teve que alterar o sistema de mira para algo mais directo e fácil... deixou de haver o sentido de gravidade e reacção demorada no disparo, economizar balas, e fazer o respectivo sincronismo entre o nosso movimento e o da rota do adversário MAIS o timing de disparo, deixaram de ser díficeis...
Mas o "mal" já estava criado, milhares de chorões fugiram para não mais voltarem, fugiram revoltados e enganados, pois o KZ2 tinha: "Lag", "impossivel de jogar", "lento a virar", "confuso", "disparo disparo e não mato ninguém", etc etc etc... Não era nem nunca pretendeu ser um COD4, e há boa maneira europeia, trouxe coisas que os americanos nunca pensam: um sistema de ladder interna, mas também trouxe algo do contra (há boa maneira europeia), não trouxe lobby como ante-câmera do jogo.
Olhem o caso do bananeira e o irmão perfect_killer_pt, são um exemplo crasso disso. Incapazes de facturarem para as stats como no COD4, voltaram para o limbo que é o COD4, por vezes ainda lá vejo um deles, mas desiste logo. E há tantos casos assim.
Eu individualmente com uma centena e tal de milhares de mortes no COD4, e colectivamente com um clã que normalmente acabava as ladders entre os 10-15 melhores da GB europeia - com provas dadas na minha competitividade, tive que inevitávelmente avançar para o Resistance2, para não estagnar o meu jogo, passando a adquirir mais perícias noutros campos, foi um alívio tremendo, ter saído no mercado, algo tão potente e tão exigente a nível de controlo e colocar em prática a sabedoria de FPS, como o KZ2,
e como gamer apaixonado que sou vou esperar pela próxima proposta da IW, só não sei se me dedicarei a ela na XBOX360 ou na PS3.
A MP5 com red-dot, "a bisnaga" deixou marcas profundas em muito wanabee, que chega ao Killzone2 e... chora compulsivamente, porque é incapaz de dar 2 tiros, 2 tiros!
E não poder ser artista do youtube com saltos e macacada com 360... é mesmo um turn-off.
Questões:
1 - Até agora, ainda ninguém me explicou porque é que o COD4 actualmente é interessante a nível competitivo... Nem me explicaram o que é que um GAMER diário, aprende e evolui no COD4...
2 - São mistérios embrutecidos e compelidos por estados próprios de pessoas obstinadas, serão GAMERS diários?
3 - Muitos dos que ainda jogam COD4, não sabem nem conseguem evidenciar o LAG, porquê?
4 - Porque é que não vejo clãs sérios/competitivos e com NOME no COD4?
E os que lá andam não se queixam do LAG...
Estas respostas mixadas, darão sem dúvida um óptimo postal ilustrado de quem almejadamente procura defender um jogo com erros crassos, e propelado por essas pessoas... o que é que têm a maioria em comum?
É fácil.
Cinjo-me só a experiências dos últimos 2 anos e meio (nem coloquei aqui dados do R:FOM), para que de alguma forma possa ajudar a formar neste post uma ideia minha do que acho do COD4 e afins e entre todos, se construa uma boa informação, útil e positiva sobre este assunto.
Tornou-se claro, que as pessoas mais do que nunca se atacam umas às outras, defendendo jogos, os seus jogos de estimação... Será um subterfúgio os jogos?
Correndo o risco de ser mal interpreetado e estar a meter-me onde não sou chamado, vou arriscar:
Estando completamente OUT do que se passa neste fórum, tenho notado desde à meses para cá, sempre que venho ler o fórum PTR, é com facilidade que salta à vista um certo mau estar entre alguns membros dos PTR e/ou ex-PTR, esta maneira de estar VIL e repetida ao longo de inúmeros posts, epicentros de mau estar, não será responsável só por si das mudanças rocambolescas nos PTR? Não teria sido mais fácil - NA ALTURA - ter anulado esses epicentros? Cortar o mal pela raíz? Provávelmente nunca teria havido tanta saída, cobranças e mau estar que advém daí.
A própria reacção de alguns membros dos PTR, tornou-se já cínicamente estabelecidada, e estão a criar escola, será benéfico para vocês PTR e a própria comunidade, continuarem a manter esses epicentros de mau-estar e negatividade?
O caso caricato da manipulação caseira do fórum oficial da PS3, onde o spam e cinismo impera, estimulado pela fina capa que é o humor "super saudável" à parva, exemplificam onde quero chegar: os PTR como clã de multigaming, com imensa gente e um espectro de idades heterógéneo, acaba por ir "ATRÁS" destas "jogadas" que abanam qualquer estrutura e a enfraquecem a nível de credibilidade e seriedade...
Claro que há muita insasatez própria de menores, e desajustes hormonais. É muito fácil responder a impropérios e reagir ao humor/sarcasmo baseado em negatividade e chacota.
O díficel é ser-se Gamer com consciência, por dentro e por fora do jogo, que na sua maneira de estar, não "dá bola" a conflituosos permitidos armados em parvos, e o GAMER passa à frente e despreza, e nesse sentido, os PTR podem estar a perder seguramente os Gamers.
É uma análise de quem está de fora. Estiquei-me, porque respeito os PTR, senão não teria escrito estas linhas.
Desejo-vos sorte na vossa conduta.
Como desejo sorte a toda a comunidade Portuguesa.
Depois da chacota-SPAM-irónica, - em cima - com jogos dos 80´s, propositadamente descontextualizados, dificilmente tornarei a ver com bons olhos alguns nicks que por aqui andam. O meu esforço não é para alguns é para todos.
Passei a mensagem.
Boa sorte.
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