A imagem do comando PlayStation 4 que escapou pelo Destructoid é mais significativo do que as notícias sugeriram. As nossas fontes confirmam que estão mesmo a olhar para um kit de desenvolvimento Orbis completo - o nosso primeiro olhar ao que acreditamos ser equipamento de desenvolvimento avançado. O protótipo DualShock 4 é em si um salto significativo sobre o anterior, com uma interface de painel tátil de dois pontos e, adicionalmente, colunas embutidas e o que acreditamos ser funcionalidade PlayStation Move integradas.
O kit em si é uma velha e grande besta, mas isso não é nada novo. As versões de desenvolvimento de consolas Sony são historicamente bem imensas comparadas com os sistema de produção, como podem ver nestas imagens de kits desenvolvimento PS3. Mesmo, o kit Orbis parece bem torneado em comparação.
A carnagem personalizada não nos dá muitas pistas sobre a forma da consola final, mas imaginamos que as duas entradas USB 3.0 cheguem à máquina de produção e estamos bem seguros que é uma entrada para Blu-ray de 50GB baseado na informação das nossas fontes. Os dois "bumpers" em preto em cada ponta da carnagem são interessantes - inicialmente pensamos que podiam ser elementos do muito sugerido sistema de duas câmaras, mas na realidade é provavelmente algo mais normal - reconhecemos que forma parte do conjunto da antena WiFI e Bluetooth. Ao lado do "bumper" direito temos um leque de LEDs embutidas indicadoras de estado - isto é equipamento padrão para máquinas de desenvolvimento da Sony: variações são vistas nos kits desenvolvimento PS3 e até nos da Vita.
Mas sim, o comando é claramente a estrela desta fuga em particular, em oposto à caixa de metal estilo PC. As fontes aclamam que é um protótipo desajeitado e inicial, mas achamos que é mais recente do que dizem, tendo este aspeto duvidoso devido ao ângulo da imagem que foi tirada. Apesar disto não ser equipamento final de produção, é uma forte aproximação do comando com o qual a Orbis vai ser lançada. Da nossa perspetiva é potencialmente uma peça de equipamento muito entusiasmante, tendo em conta os traços do trabalho de design do criador do PlayStation Move, Dr Richard Marks, e da sua equipa de pesquisa e desenvolvimento na SCEA.
Existem dois cabeçalhos principais aqui. Primeiro, existe um painel tátil integrado na frente do comando (não existe interface de toque correspondente atrás). É uma interface multi-toque de dois pontos similar ao painel traseiro da Vita, e deve permitir controlo mais delicado e granular do que os analógicos menos sensíveis - pensem nos movimentos minuciosos necessários para alinhar tiros na cabeça, por exemplo.
Refinar a interface desta forma é perfeitamente consistente com o que Richard Marks nos disse na E3 2010:
"Num dos seus livros, Isaac Asimov fala sobre a diferença entre humanos e animais e acredita que são as nossas mãos que nos fazem diferentes, mais do que os nossos cérebros," diz ele.
"A maioria das pessoas diz que é o cérebro que é muito melhor, mas ele acredita que são as mãos. Ele diz que a maior interface com um computador não é uma sonda que entra na tua cabeça, é onde colocas as mãos no aparelho...tens tanta fidelidade com os teus dedos e pulsos. É uma inserção altamente dinâmica..."
Uma ligação mais aproximada ao trabalho de Marks e da sua equipa pode ser vista na grande e rectangular luz azul no topo do painel, sugerindo fortemente que não só vai o PlayStation Move regressar na Orbis, vai mesmo ser integrado no próprio Dualshock. É uma grande notícia, com ramificações importantes noutras áreas do sistema. A versão original do Move tinha um design engenhoso: a PlayStation Eye fixava-se na esfera brilhante via calibração e depois analisava a profundidade devido ao tamanho da esfera no seu campo de visão 2D. Quanto mais próxima a esfera, maior seria na imagem na câmara e independente de como seguravam o comando, a PS3 iria na mesma conseguir fixar nele pois a forma da esfera não iria mudar, apenas o tamanho. Claramente as coisas mudaram com o novo Dualshock.
Diz-se que a Orbis vai ser lançada com um esquema de duas câmaras - atualmente, isto é apenas teoria e a nossa opinião é que o Dualshock 4 se calibra com as câmaras de forma similar ao Move PS3, mas na ausência de uma constante esfera a brilhar para se fixar, as duas câmaras registam a luz rectangular, com a diferença entre as duas perspetivas usadas para julgar a profundidade. Detalhes do esquema de duas câmaras são escassos de momento, mas esta parece uma forma engenhosa de oferecer funcionalidade estilo Kinect sem infringir as patentes Microsoft. Outros elementos da orientação do comando podiam ser asseguradas exatamente da mesma forma que são na Vita - a tecnologia de sensor de movimentos e giroscópio na portátil estão mais do que à altura.
Também podemos identificar outros elementos interessantes no protótipo Dualshock 4 - Sim, é uma coluna integrada ao estilo Wii diretamente acima do logótipo PlayStation, enquanto o pequeno alto diretamente por debaixo dele é uma entrada para auscultadores (ou talvez headset). Podemos presumir com segurança que a conectividade Bluetooth/USB do existente DS3 permanece como interface primária com o sistema em si.
Então esta fuga mais recente, numa longa linha de fugas, é definitivamente o nosso primeiro olhar à coisa real. Tendo em conta que estamos apenas a cinco dias da revelação oficial da Orbis, apenas imaginamos que a Sony não está muito contente com isto sequer e vai claramente tentar encontrar a fonte da foto. Sobre donde ela vem, é ainda um mistério, se bem que o estúdio em questão está claramente na posse de uma boa quantidade de equipamento de desenvolvimento Nintendo. Sentado diretamente por cima da Orbis está o que parece ser um kit desenvolvimento Wii (apesar de nunca termos visto um igual), enquanto à direita, quase fora da imagem está a traseira de um kit de teste Wii U - podem ver a ligação de fios ao gamepad de desenvolvimento por baixo da Orbis quase fora da imagem à direita. Mais do que isso, pistas quanto à proveniência desta fuga são escassas no mínimo...
Fonte: Eurogamer
O kit em si é uma velha e grande besta, mas isso não é nada novo. As versões de desenvolvimento de consolas Sony são historicamente bem imensas comparadas com os sistema de produção, como podem ver nestas imagens de kits desenvolvimento PS3. Mesmo, o kit Orbis parece bem torneado em comparação.
A carnagem personalizada não nos dá muitas pistas sobre a forma da consola final, mas imaginamos que as duas entradas USB 3.0 cheguem à máquina de produção e estamos bem seguros que é uma entrada para Blu-ray de 50GB baseado na informação das nossas fontes. Os dois "bumpers" em preto em cada ponta da carnagem são interessantes - inicialmente pensamos que podiam ser elementos do muito sugerido sistema de duas câmaras, mas na realidade é provavelmente algo mais normal - reconhecemos que forma parte do conjunto da antena WiFI e Bluetooth. Ao lado do "bumper" direito temos um leque de LEDs embutidas indicadoras de estado - isto é equipamento padrão para máquinas de desenvolvimento da Sony: variações são vistas nos kits desenvolvimento PS3 e até nos da Vita.
Mas sim, o comando é claramente a estrela desta fuga em particular, em oposto à caixa de metal estilo PC. As fontes aclamam que é um protótipo desajeitado e inicial, mas achamos que é mais recente do que dizem, tendo este aspeto duvidoso devido ao ângulo da imagem que foi tirada. Apesar disto não ser equipamento final de produção, é uma forte aproximação do comando com o qual a Orbis vai ser lançada. Da nossa perspetiva é potencialmente uma peça de equipamento muito entusiasmante, tendo em conta os traços do trabalho de design do criador do PlayStation Move, Dr Richard Marks, e da sua equipa de pesquisa e desenvolvimento na SCEA.
Existem dois cabeçalhos principais aqui. Primeiro, existe um painel tátil integrado na frente do comando (não existe interface de toque correspondente atrás). É uma interface multi-toque de dois pontos similar ao painel traseiro da Vita, e deve permitir controlo mais delicado e granular do que os analógicos menos sensíveis - pensem nos movimentos minuciosos necessários para alinhar tiros na cabeça, por exemplo.
Refinar a interface desta forma é perfeitamente consistente com o que Richard Marks nos disse na E3 2010:
"Num dos seus livros, Isaac Asimov fala sobre a diferença entre humanos e animais e acredita que são as nossas mãos que nos fazem diferentes, mais do que os nossos cérebros," diz ele.
"A maioria das pessoas diz que é o cérebro que é muito melhor, mas ele acredita que são as mãos. Ele diz que a maior interface com um computador não é uma sonda que entra na tua cabeça, é onde colocas as mãos no aparelho...tens tanta fidelidade com os teus dedos e pulsos. É uma inserção altamente dinâmica..."
Uma ligação mais aproximada ao trabalho de Marks e da sua equipa pode ser vista na grande e rectangular luz azul no topo do painel, sugerindo fortemente que não só vai o PlayStation Move regressar na Orbis, vai mesmo ser integrado no próprio Dualshock. É uma grande notícia, com ramificações importantes noutras áreas do sistema. A versão original do Move tinha um design engenhoso: a PlayStation Eye fixava-se na esfera brilhante via calibração e depois analisava a profundidade devido ao tamanho da esfera no seu campo de visão 2D. Quanto mais próxima a esfera, maior seria na imagem na câmara e independente de como seguravam o comando, a PS3 iria na mesma conseguir fixar nele pois a forma da esfera não iria mudar, apenas o tamanho. Claramente as coisas mudaram com o novo Dualshock.
Diz-se que a Orbis vai ser lançada com um esquema de duas câmaras - atualmente, isto é apenas teoria e a nossa opinião é que o Dualshock 4 se calibra com as câmaras de forma similar ao Move PS3, mas na ausência de uma constante esfera a brilhar para se fixar, as duas câmaras registam a luz rectangular, com a diferença entre as duas perspetivas usadas para julgar a profundidade. Detalhes do esquema de duas câmaras são escassos de momento, mas esta parece uma forma engenhosa de oferecer funcionalidade estilo Kinect sem infringir as patentes Microsoft. Outros elementos da orientação do comando podiam ser asseguradas exatamente da mesma forma que são na Vita - a tecnologia de sensor de movimentos e giroscópio na portátil estão mais do que à altura.
Também podemos identificar outros elementos interessantes no protótipo Dualshock 4 - Sim, é uma coluna integrada ao estilo Wii diretamente acima do logótipo PlayStation, enquanto o pequeno alto diretamente por debaixo dele é uma entrada para auscultadores (ou talvez headset). Podemos presumir com segurança que a conectividade Bluetooth/USB do existente DS3 permanece como interface primária com o sistema em si.
Então esta fuga mais recente, numa longa linha de fugas, é definitivamente o nosso primeiro olhar à coisa real. Tendo em conta que estamos apenas a cinco dias da revelação oficial da Orbis, apenas imaginamos que a Sony não está muito contente com isto sequer e vai claramente tentar encontrar a fonte da foto. Sobre donde ela vem, é ainda um mistério, se bem que o estúdio em questão está claramente na posse de uma boa quantidade de equipamento de desenvolvimento Nintendo. Sentado diretamente por cima da Orbis está o que parece ser um kit desenvolvimento Wii (apesar de nunca termos visto um igual), enquanto à direita, quase fora da imagem está a traseira de um kit de teste Wii U - podem ver a ligação de fios ao gamepad de desenvolvimento por baixo da Orbis quase fora da imagem à direita. Mais do que isso, pistas quanto à proveniência desta fuga são escassas no mínimo...
Fonte: Eurogamer
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