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    Mensagem por raterio Seg 28 Abr 2008, 16:15

    site GamesRadar publicou hoje uma seção de perguntas e respostas (Questions & Answers) a respeito do áudio do GTA IV. As perguntas foram respondidas por três integrantes da equipe de Áudio da Rockstar: Matthew Smith, Craig Conner e Will Morton. Abaixo, um resumo do que há de melhor nas respostas.

    Cada som do jogo tem seu próprio filtro o que nos permite aplicar em cada um deles, dependendo da situação, uma quantidade maior ou menor de reverberação, além de abafá-lo. O resultado disso é que o som da buzina de um carro em um túnel a 100m de distância será realmente diferente do som da mesma buzina já bem mais próximo de você. Nos jogos anteriores o som era apenas abafado, de acordo com a distância que estava do personagem.

    Se você estiver parado na rua, será capaz de ouvir até 3 estações de rádio diferentes, que estejam tocando nos carros que estão passando. Cada rádio soará de acordo com a distância que estão do jogador. Também existem outras variáveis como o fato das janelas estarem ou não abertas ou quebradas e das portas estarem ou não fechadas.

    No GTA IV, na maioria das vezes o que você ouvir estará realmente acontecendo. O sistema de som ambiente é composto por 2 camadas distintas. Uma é usada para os sons mais distantes, a outra para o que está acontecendo ao redor do Niko. O ponto chave é que nas duas situaçãoes os sons são os mesmos, ficando assim praticamente impossível distinguir um do outro. Os efeitos sonoros mudarão de forma significativa na medida em que você caminha pelo mapa, além de serem alterados também pelo horário do dia ou da noite em que você está. O objetivo da equipe da Rockstar é que alguém possa identificar um lugar qualquer do mapa apenas pelo som ambiente produzido, e eles acham que fizeram isso muito bem.
    Um único som de um tiro é composto por mais de 10 elementos individuais dos quais volume e localização são controlados independentemente da distância, para que um som brilhante e forte quando perto do jogador, e mais reverberante e abafado quando distante. No multiplayer isso foi balanceado de uma forma que o som só parecerá ameaçador para o jogador quando estiverem acontecendo a uma distância em que o jogador possa ser alvejado. Então o jogador saberá diferenciar o som de uma ameaça real do som uma batalha particular mais distante.

    Nós temos 740 vozes únicas no jogo. Existem mais de 80 mil linhas individuais de diálogo. Niko sozinho tem mais de 7000 linhas de diálogo. Se fossem ouvidas uma atrás da outra, daria algo em torno de 29 horas. Novamente, isso não inclui o que ouvimos nas rádios, TV e cutscenes.

    Cada pedestre tem uma quantidade X de diálogos, que pode variar entre 20 e 300 linhas, de acordo com a importância de cada pedestre. No GTA IV nós tentamos dar um ar mais realista a interação dos pedestres. Nos jogos anteriores você andava e ouvia 2 pedestres conversando. Na vida real isso geralmente acontece. Então, para manter essa interação Niko/ped, e também para que o jogador entenda o que se passa na cabeça dos moradores de Liberty City, nós decidimos usar o celular.

    Com relação às rádios, os DJ's terão uma interação maior do que nos jogos anteriores. Todos os DJ's que estão no jogo são representações deles mesmo no mundo real, então eles tocaram suas próprias faixas nas rádios e eles terão muito que falar a respeito do gênero musical de cada rádio.

    O canal de notícias "Weasel News" terá notícias muito mais interativas do que vimos no San Andreas, trazendo notícias atuais sobre quase tudo o que acontece na cidade de acordo come a história.

    As faixas nas rádios serão tocadas aleatoriamente, San Andreas já usou essa técnica, mas o GTA Iv terá muito mais faixas musicais, interações de DJ's, comerciais, boletins de notícia e tempo.

    Ontem a revista alemã Games Aktuell publicou seu Review do GTA IV. Apesar de não ter recebido 10 em todos os quesitos analisados, o veredicto final foi novamente a nota máxima, com um comentário bastante incomum... "10, pois não podemos dar um 11."

    Já a revista oficial do Playstation na França, que conta com um sistema de avaliação que vai de 0 a 20, deu nota 20 para o jogo. Veja abaixo alguns pontos interessantes dos dois reviews:

    Games Aktuell


    Gráficos: 9/10 - O tamanho da cidade faz você esquecer as poucas imperfeições gráficas do jogo.
    Som: 10/10 - Até agora o GTA IV tem a melhor trilha sonora da série GTA. Provavelmente este é o item mais convincente em todo o jogo.
    Controles: 8/10 - Os controles estão longe da perfeição, mas houve um grande salto em relação aos outros jogos da série.
    Multiplayer: 9/10 - Bem pensado e integrado de forma inovativa ao modo single player.
    Nota final: 10/10 - Não há como dar 11/10... GTA IV é o melhor jogo de ação já criado.
    OPM

    *Liberty City é tão imersiva que chega a amedrontar.
    *No San Andreas as vezes era entediante andar pelo mapa. A beleza e a forma como *Liberty City tem vida própria faz com que caminhar pela cidade seja um prazer.
    *As Pay'N'spray estão de volta, mas desta vez elas não te livram da polícia. Estão no jogo apenas para que você possa pintar os carros.
    *Existem lojas de armas no jogo.
    *Roman serve como um "motivador" para Niko se afundar no mundo criminoso de *Liberty City, sempre falando a respeito dos grandes planos da família Belic.
    *Em várias missões do jogo Niko vai poder usar suas abilidades militares de infiltração silenciosa.
    *Durante uma missão Niko tem que roubar uma carro blindado de um banco usando explosivos. O que se segue é uma perseguição policial que envolve a SWAT, helicópteros só acaba com Niko se refugiando no túneis do metrô. Como recompensa, Niko recebe $250000.

    Aki algumas coisas que provavelmente irão ter no jogo: (vale a pena ler até fim...)
    * O Jogo está finalizado e a Rockstar objetiva pequenas correções para que o mesmo seja lançado nas plataformas existentes. * O personagem poderá marcar um encontro.
    * Liberty City, a cidade do jogo, terá um sistema de metrô assim como em todas as grandes metrópoles, podendo ser usado pelo personagem.
    * A "população" mais real já vista. Em vez de sempre usarem as mesmas roupas e com os mesmos comportamentos, como nas outras versões do jogo, a população possui uma programação randomica e bem planejada.
    * O celular poderá ser usado para sintonizar freqûências F.M.
    * Possibilidade de chamar a polícia através do celular.
    * Ao chegar no local, a polícia investiga o acontecimento.
    * O celular atua também como uma agenda, mostrando compromissos de missões.
    * O computador de bordo tem a opção de procurar por nome no banco de dados. A equipe que jogou o demo, ao inserir Lyle Rivas achou o respectivo arquivo e endereço do personagem.
    * Blindfire está presente no jogo e poderá ser usado em praticamente todos os locais.
    * Muito dificilmente iremos ver um personagem das versões anteriores do jogo nesta versão.
    * O sistema de armas está mais preciso e muito mais real.
    * A Inteligência Artifical dos peds foi melhorada, aparentando ter uma vida própria ao invez de se limitarem a andar pelas ruas.
    * As pessoas não se limitam a cair, mas tentam se proteger do impacto com a utilização do sistema de física do jogo.
    * Devido a ser apenas uma cidade, não existirá aviões, sobretudo, poderá existir um Dodo como no GTAIII.
    * Vamos poder depositar e levantar dinheiro da nossa própria conta bancária.
    * Ainda mais animações para os peds estão presentes nesta versão, como por exemplo, perguntar as horas ou pedir cigarros.
    * Peds usam celulares e telefones públicos, chamam táxis, usam stands de cachorros quentes.
    * Peds de bairros diferentes agem de maneira diferente.

    # Possiblidade de nadar está confirmada.
    # Câmeras(4 novas).
    # Uma das novas cameras, ficamos a ver dentro do carro, primeira pessoa.
    # Ao contrário da versão anterior do jogo, vamos encontrar mais peds e tráfego durante o dia nas ruas da cidade.
    # A altura do dia em que se completa uma missão poderá afetar a mesma de alguma forma.
    # Ser preso vai ser bastante diferente do que nos jogos anteriores, a polícia e até mesmo os peds, que já mantiveram contato, irão se recordar da próxima vez que o encontrar por entre as ruas da cidade.
    # Vamos poder abrir o porta bagagens.
    # Não se sabe se a Ammunation deixou de existir ao certo.
    # O personagem pode finalmente chamar táxis para se deslocar para várias localizações do mapa, uma opção para proceder logo para o final está presente.
    # A policia está muito mais atenta neste GTA, pelo que por vezes será mais fácil optar pelo táxi do que roubar um carro.
    # Haverá internet nesta versão do jogo, com algumas novidades.
    # Ao comprar roupas temos de as escolher das prateleiras.
    # Finalmente, disparar em diferentes partes do corpo ativa diferentes reações na vitima.
    # Temos que manter boas relações com os nossos contatos de forma a receber certas recompensas relacionadas com as atividades.
    # O personagem será capaz de assaltar casas a noite com um parceiro, como em San Andreas, e também conseguirá assaltar lojas.
    # O personagem poderá fazer drive-by com várias armas, incluindo granadas e molotovs.
    # O personagem poderá pagar o dobro do dinheiro aos taxistas para estes o levarem mais rapidamente ao seu destino.
    # Os Peds também tossem, espirram, fumam e resonam.
    # Todos os carros policiais tem um computador de bordo, que pode ser usado pelo personagem para ver os arquivos de qualquer pessoa que possua um cadastro.
    # Podemos agora, enquanto passageiro, partir o vidro para podermos sair pela janela e disparar.

    # O progresso das missões é salvo automaticamente, porém para tudo o resto continua-se a usar as safe houses.
    # Existem várias atividades para desenvolver essas alianças como: Pool, comer, jogar dardos, bowling, entre outras, isto pode ser acessadas através do celular.
    # Ao beber, um aviso: "Você está bêbado, a tua visão está agora desfocada",então, o personagem andará meio tonto e a camera ajudará a confusão.
    # Em carros mais luxuosos o GPS possui voz e até diz os nomes das ruas por onde se vai passando e outras informações relevantes.
    # Poderemos organizar missões com o celular.
    # Os carros têm um peso muito mais real, e um comportamento muito melhor do que nos anteriores títulos.
    # Um helicóptero consegue atingir altitudes muito elevadas.
    # Roubar um carro não será tão facil como antes, abrindo a porta e jogando o motorista fora.Agora isto involve uma aproximação calma de Niko até o carro, quebrar o vidro do carro com seu cotovelo,usar fios para realizar um "gato" assim podendo começar a dirigir, ou matar o dono do carro e roubar-lhe as chaves.
    # Vamos poder finalmente usar escadas vertical e coisas do género, alguns topos de edifícios estarão disponíveis e pelo menos em algum deles vamos poder atirar as pessoas que lá estejam.
    # GTAIV está digno de um GTA e puxa o género mais além.
    # O personagem poderá usar diferentes artigos de roupa.
    # Os veículos confirmados são: barcos, carros, motas, metro de superfície, comboio, helicópteros, teleférico e montanha russa.
    # O tão falado sistema de alianças está presente no jogo, conforme o nosso relacionamento com certas personagens a nossa passagem pelo jogo será facilitada ou dificultada.
    # Não existirão estações, o tempo mudará aleatoriamente e nunca será o mesmo,não existe neve.

    # Vão ser usadas 4 áreas de New York, Staten Island ficou de fora porque a Rockstar achou que não seria engraçado ter a mesma no jogo.
    # O mapa foi construído a pensar no jogo portanto a equipa garante que não existirá espaços mortos ou irrelevantes.
    # Central Park está confirmado de estar incluído no jogo, o nome será Middle Park.
    # O ataque terrorista de 9/11 e o Ground Zero não serão mencionados em GTA IV.
    # A semelhança da camera do San Andreas poderemos tirar fotos com o celular.
    # Será incluída uma estação de rádio europeia.
    # O funcionamento das rádios foi melhorado e também o da polícia.
    # Com o novo motor gráfico, será possível ouvir de todos os rádios dos carros quando estes passarem por nós.
    # Uma das rádios tem o nome IF99.
    # Quando o personagem manda um poste abaixo, os cabos vão se soltar e largar faíscas.
    # A luta corpo-a-corpo foi melhorada para este GTA.
    # É possível participar de 2 missões ao mesmo tempo.
    # Os personagens irão se comportar realisticamente ao atirar com uma arma, dirigir carros e ao brigar com armas ou punho.
    # Os jogadores poderão arremessar as pessoas do caminho de diferentes maneiras, diferente dos outros jogos.

    #Os anúncios no sistema de som do metrô vão randomicamente alertar você de checagens policiais e procuras.

    #Há mais de 100 comerciais nas rádios do jogo.

    # Niko pode sair com garotas as convidando via internet.

    # Se machucar significa muito mais no GTA IV. Quando Niko toma um tiro na perna, por exemplo, ele ficará sangrando e mancando.

    # Gravar as sessões de diálogo e audio in-game foi feito em 10 horas por dia, 5 dias por semana. O processo completo levou semanas para ficar pronto.

    # A Rockstar intensifica que vem trabalhando em horários extra e inclusive em finais de semana para terminar o jogo.
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    Mensagem por SoundZ Seg 28 Abr 2008, 18:02

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    Mensagem por xerginhu Seg 28 Abr 2008, 21:59

    Grande GTA! :D
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    Mensagem por AligatorZ Ter 29 Abr 2008, 00:12

    Já tou a jogar hahahaha
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    Mensagem por raterio Ter 29 Abr 2008, 10:04

    Pois o meu tambem já ca canta, e tive que comprar o special edition pois não havia mais (traz um cofre e um saco de pano) mas não vale a pena este special edition, comprem o normal se conseguirem.

    ainda não é hoje que tenho net, por isso hoje não entro online..

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